sexta-feira, 11 de março de 2011

Tava lendo não sei onde, que os americanos escolheram os 10 melhores poemas dos EUA.
Primeirão de tudo: Song of Myself, do Walt Whitman.
Justíssimo, esse primeirão.
Não sou um intelectual.
Sequer chego a ser do miolo mole, como José Guilherme Merquior, um dia, taxou o cantante baiano Caetano Veloso.
Merquior, pra quem não sabe, é tido como intelectual, pela intelligentsia brazuca.
O que não quer dizer nada, pois, no final, são todos (ou somos todos) intelectuais do miolo mole.
Mas eu falava de Song of Myself.
Leia, quem não leu.
Canção de mim mesmo, segundo a tradução, pode ser encontrado nas livrarias locais.
Já tive/comprei vários Canção de mim mesmo.
Mas acho tão bão, que acabo dando os livros para as pessoas lerem.
Acho massa isso: leio, gosto, passo pra frente.
Sem paixão. Sem sentimento de posse.
O último que comprei, na Saraiva, tá lá em casa. Ainda.
Whitman já começa quebrando tudo:


"Eu celebro a mim mesmo, e canto a mim mesmo
e o que eu pensar também vais pensar
pois cada átomo que pertence a mim igualmente pertence a ti.
Passa este dia e esta noite comigo e possuirás a origem de todos os poemas
possuirás o bem da terra e do sol (há milhões de sóis ainda)
Não terás mais nada em segunda ou terceira mão, nem verás através dos olhos dos mortos, nem te alimentarás mais dos espectros dos livros
Também não verás através dos meus olhos, nem receberás nada de mim,
Ouvirás todos os lados e os filtrarás de teu ser."

Nenhum comentário:

Postar um comentário