quinta-feira, 2 de julho de 2009

O papo, agora, dos descolados, é a decisão da Justiça, tirando o poder do diploma de Jornalista.
Eu achei a decisão justa.
Diploma não quer dizer saber escrever, ter talento para elaborar um bom texto, etc, etc, etc.
Tive contatos com dezenas de jornalistas diplomados ou não e o nível de analfabetismo é o mesmo para os dois lados.
Bem como o nível de gente que tem talento. O mesmo.
Os diplomados se destacam, porque as redações eram obrigadas a só contratar os com diploma.
Agora, sem essa obrigação burra, se as redações não cederem à pressão do, hoje, inútil sindicato dos jornalistas, os sem diploma terão a mesma chance de mostrarem a cara.
Eu acho que jornalista é aquele que tem estilo.
Aquele que a gente lê seu texto e fala: esse é do fulano.
Cansei de ser podado por editores sem nenhum talento e texto, que diziam que meu texto era muito pessoal. Por “pessoal”, leia-se estilo.
Tiraram do ar uma coluna que eu escrevia, simplesmente porque o público respondia bem e a coluna era sucesso.
Explicação para o fim da coluna: vc escreve no caderno de Televisão e nós queremos uma coluna de fofoca.
Minha coluna era de besteirol, essa coisa antiga que o Zé Simão faz na Folha; que o Fausto Wolff fazia no Pasquim; que o Stanislaw Ponte Preta fazia na Última Hora.
O motivo real era um só: o meu estilo incomodava os com diploma, mas sem estilo algum.
Como já disse, achei a decisão justa.
Essa é uma discussão estéril que ainda vai render muito bate-boca.
Mesmo porque os descolados adoram ir para botecos (eu adoro tbem.. rsrs), conversar fiado e tentar salvar o mundo.
Mas no final das contas, tudo vai se assentar e, tanto os com quanto os sem diploma poderão se sentar à mesma mesa, ao modelo dos discípulos do cristo (aquele).
Digo mais: se sentarão na mesma mesa, os que tiverem talento e bom texto.
Os outros, com ou sem diploma, continuarão a fazer bicos e concursos pra não fazer nada.